Ilha de Capri: o que fazer num roteiro de 1 dia

É possível conhecer a Ilha de Capri com um roteiro de um dia, é claro que você não vai conseguir visitar todos os seus bairros e praias mas conseguirá ter uma idéia geral de tudo que tem na Ilha.

Capri é uma das 3 ilhas que fazem parte do Golfo de Nápoles junto com Procida e Ischia. É famosa pelo seu charme e beleza naturais. Conta com dois municípios – Capri e Anacapri – e dois portos – Marina Piccola e Marina Grande.

A sua descoberta teria sido feita pelos romanos em 29 d. C., quando Augusto, o primeiro imperador romano, avistou a Ilha quando voltava de uma expedição militar no Oriente. Foi amor à primeira vista e a partir de então ordenou a construção de diversas moradias e mansões, uma delas a sua casa de veraneio – Villa Jovis (as suas ruínas podem ser visitadas).

Capri é sinônimo de requinte e bom gosto. Caminhando pelas suas ruas você irá se deslumbrar com todas as suas boutiques internacionais e será surpreendido pelo delicioso perfume que se sente por todos os lugares. A Ilha de Capri abriga duas fábricas de perfumes, estabelecidas ali há mais de 600 anos, que aproveitam as flores típicas  do limão e da laranja para extrairem as suas essências.

 

Ilha de Capri: lojas de perfume

Quando visitar a Ilha de Capri

Sem dúvida nenhuma o período melhor para visitar a Ilha de Capri é na primavera. A primavera na Itália começa em março. Nesse período a Ilha de Capri estará cheia de cores e perfumes de todas as flores que lhe rendem única nesse período.

Para quem é devoto de Santo Antônio, a Ilha de Capri é famosa pela sua procissão para o santo no dia 13 de junho. Os habitantes locais coloram Capri com seus vestidos típicos usados para a festa.

É desaconselhado, para um roteiro de 1 dia, visitar a Ilha de Capri nos meses de julho e agosto devido a quantidade de turistas que invadem a Ilha nesse período. Existem filas por todos os lugares e você com certeza terá dificuldade de fazer lindas fotos.

Como chegar até a Ilha de Capri

Para chegar até a Ilha de Capri é necessário pegar um barco (traghetto) com saída dos portos das cidades de Sorrento, Salerno ou Positano (somente no verão).  Os preços dos ferryboats são caros, os mais rápidos (chamados aliscafi) custam 60 euros e os de velocidade normal 40 euros por pessoa.

Os ferryboats atracam no porto de Marina Grande não sendo possível para os turistas desembarcaram de carro na Ilha de Capri no período de março à novembro.

Existem 3 opções para chegar até o centro da Ilha (que é na parte alta): a pé subindo pelas estradas e escadarias, de táxi de época ou com a funicular.

A pé não é uma boa opção para quem viaja com crianças pois é, no mínimo, 15 minutos de caminhada por uma escada que leva diretamente até a praça central.

O táxi permite um passeio agradável e turístico pelas ruas de Capri com um preço 17 euros para 4 pessoas.

Ilha de Capri: táxi antigo

 

A funiculare tem o preço mais baixo – 1,80 euros – mas também longas filas para conseguir um lugar para subir. O número máximo de lugares é de 70 pessoas.

Ilha de Capri: entrada da funicolare

Depois de decidir qual é o meio mais apto para o seu passeio na Ilha é só começar a curtir e fazer muitas fotos de todos os ângulos e atmosfera encantadora que se respira em Capri.

 

O que fazer em apenas 1 dia na Ilha de Capri

Se prepare para desembolsar uma boa quantidade de euros ao chegar na Ilha de Capri. Sendo considerada a Ilha mais bonita e famosa da Itália, tudo é muito caro e a cidade foi toda desenvolvida para o turismo de luxo.

Os preços são altos e os restaurantes caros, mas você pode economizar se levar um lanche e, ao invés, de um almoço se permitir um cafezinho na praça central.

Capri é cheia de lojinhas de souvenir com um dos símbolos de toda a Costa Amalfitana que é o limão. Desde porcelanas com motivos de limão, até cosméticos como cremes, sabonetes, etc criados com essências de limão. Aproveite para passear e fotografar muito tudo que encontrar nos pequenos becos e nas suas ladeiras.

Ilha de Capri: souvenirs com motivo de limão

 

Explorar o centro da Ilha de Capri

Caminhar no centro explorando cada rua e fotografar as flores que embelezam as ruas ou as sacadas é uma das melhores coisas para se fazer em Capri. Seu único gasto será o das suas pernas cansadas no final do dia, mas em compensação a sua mente será plena de satisfação.

Quando estiver cansado, sente-se em um dos tantos bares localizados na praça central e saboreie um aperitivo ou apenas um cafezinho.

Ilha de Capri: bar na praça central
Foto: Antonio Manfredonio

 

Visitar os Jardins de Augusto e via Krupp

A parte mais bonita da Ilha de Capri é a caminhada que leva até os Jardins de Augusto e via Krupp (que, atualmente, está fechada por perigo de cairem rochas). Se paga 1 euro para entrar mas vale a pena, pois o panorama é espetacular.

Com certeza as fotos mais características da Ilha são feitas aqui. Você poderá fotografar os famosos “faraglioni di Capri” que são as formações rochosas dentro do mar.

Ilha de Capri com vista dos faraglioni

 

Molhar os pés na praia de Marina Piccola

Descendo pela escadaria de via Mulo no centro, você vai chegar até a praia de Marina Piccola. Uma maravilhosa prainha no sul da Ilha de Capri com vista para os espetaculares faraglioni. Os guarda-sóis devem ser alugados, mas existe um pedaço da praia que é livre onde você pode estender uma canga e pegar um pouco de sol.

Ilha de Capri e a praia de Marina Piccola
Foto: Bicloch

Diz a lenda que no scoglio delle sirene (pedras das sereias) viviam as sereias que encantaram Ulisse.

 

Fazer um passeio de meia jornada na Gruta Azul

Existem inúmeros operadores turísticos que oferecem passeios de meia jornada até a Gruta Azul. Os preços partem de 50 euros para um giro em torno a Ilha de Capri, podendo chegar a 200 euros se você escolhe o passeio que inclui almoço.

Ilha de Capri: vista da Gruta Azul
Foto: Elenagm

A Ilha de Capri é realmente um sonho e vale a pena tanto para uma lua-de-mel como para um passeio de apenas um dia.

 

Leia também o artigo:

Roteiro Costa Amalfitana: dicas úteis para uma viagem dos sonhos

One thought on “Ilha de Capri: o que fazer num roteiro de 1 dia

  1. Elenice

    Dicas maravilhosas!

Escreva seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.