Melhores destinos Europa 2018: descubra porque a Emília-Romanha aparece em primeiro lugar no guia Lonely Planet

O Guia Lonely Planet dos Melhores Destinos Europa elegeu a Emília-Romanha como o lugar número 1 para visitar na Europa em 2018.

Segundo o guia, a classificação dos Melhores Destinos Europa 2018 foi baseada na indicação de viajantes experientes que apreciam a região, principalmente, pela ótima comida e cultura.

O motivo oficial, descrito no site interroga-se: “A Emília-Romanha é o melhor lugar para comer na Itália?

De certo, ao ajudar na fama da região, se incluem o quarteto de tradições culinárias originadas aqui, como o famoso: ragù que vem da deliciosa Bolonha; o Prosciutto di Parma, que você adivinhou, vem de Parma; o vinagre balsâmico que é o orgulho e a alegria de Modena (juntamente com a Osteria Francescana, um restaurante com três estrelas Michelin, coroado o segundo melhor do mundo em 2017); e parmigiano reggiano (queijo parmesão) que também nasceu nessa região. Além de refeições fartamente servidas e as novas atrações como o FICO de Bolonha (o maior parque temático culinário do mundo), Museu Nacional de Judaísmo Italiano e Shoah de Ferrara e o restaurado Cinema Fulgor de Rimini, que em breve contará com um museu sobre o lendário cineasta Federico Fellini, ajudam a nutrir a mente…”.

Apesar da região da Emília-Romanha ser um destino pouco explorado por turistas se comparado com outros destinos italianos mais conhecidos, sem dúvida nenhuma é uma região que merece ser descoberta. Se você está procurando, uma capital cultural, cenários espetaculares ou um destino para os amantes da gastronomia, a Emília-Romanha lhe oferece tudo isso e muito mais.

 

Descubra porque a Emília-Romanha ficou em primeiro lugar no guia Melhores Destinos Europa 2018

Os motivos que fizeram a Emília-Romanha vencer o primeiro lugar no guia dos Melhores Destinos Europa 2018, segundo a Lonely Planet, foram:

 

Os impressionantes mosaicos de Ravenna

 

Ravenna é famosa no mundo inteiro por seus mosaicos, que são em grande parte o legado da glória bizantina da qual a cidade era capital.  Preserva a mais rica herança mundial dos antigos mosaicos dos séculos V e VI, por qualidade artística e importância. Um exemplo magistral de arte sacra que a fez conquistar o título de patrimônio mundial da UNESCO.

melhores destinos Europa mosaicos Ravenna
Basilica San Vitale. Photo credit: Wiki Loves Monuments 2016 – autor Paolo Forconi

Os seus mosaicos mais bonitos e famosos se encontram na Basílica de San Vitale, na Basílica de Sant’Apollinare Nuovo, no Mausoléu de Galla Placidia e na Basílica de Santo Apolinário em Classe. É possível apreciar o brilho do vidro em suas nuances de azul, verde, ouro e vermelho que enriquecem e adornam as paredes e tetos sacros e as fazem verdadeiras obras de arte.

 

A maravilhosa culinária e cultura de Bolonha

 

Bolonha, uma cidade vibrante e boêmia, deve ser uma prioridade para todos os amantes da gastronomia que queiram desfrutar das muitas maravilhas culinárias que a cidade tem a oferecer. Mesmo as receitas mais simples, aqui têm seu sabor genuíno, como o tagliatelle al ragù, o caldo de tortellini, tortelloni com manteiga e sálvia e o bom sanduíche com a mortadela.

melhor destino Europa prato de tagliatelle a bolonhesa

É por essa razão que a FICO Eataly World abriu o maior parque agroalimentar do mundo: dez hectares dedicados à alimentação, a um passo da cidade.

O que dizer de uma cidade que possui a mais antiga universidade européia, cerca de 40 quilômetros de pórticos incríveis, torres medievais, igrejas que remontam ao século XI e um fascinante museu dedicado a instrumentos musicais  (a colecção Tagliavini em San Colombano). Com certeza, merece estar no guia dos Melhores Destinos Europa 2018.

 

Os carros antigos do Vale do Motor

 

Com certeza não existe nenhum outro lugar no mundo que seja comparável ao setor mecânico automobilístico do Vale do Motor. Ao longo da Estrada Emília que atravessa a região da Emília-Romanha de Rimini a Piacenza se encontram as mais famosas marcas de automóveis e moto do mundo produzidas na Itália: Ducati, Ferrari, Maserati, Lamborghini e Pagani. Marcas nascidas e crescidas, principalmente, entre as cidades de Bolonha e Modena.

melhores destinos Europa visita ao museu Ferrari

Além de showrooms e fábricas (que você pode visitar), você poderá se perder entre 9 museus dedicados ao setor e 21 coleções particulares de carros antigos. Do museu da Ferrari em Maranello, até o chão de fábrica da Lamborghini em Sant’Agata Bolognese, passando pelo showroom e fábricas da Maserati, será difícil resistir à tentação de gastar as economias de uma vida inteira em um desses lindos carros.

 

Os inimitáveis Parmigiano Reggiano e Presunto de Parma

 

O famoso Parmigiano Reggiano conhecido no Brasil como queijo parmesão é produzido entre Parma e Reggio Emilia. Apesar de ser imitado no mundo inteiro, não existe nenhum outro lugar que consiga realizar um queijo parecido com o original Parmigiano. As condições climáticas dessas cidades, o tempo de maturação, a qualidade do leite produzem um queijo único e particularmente  indicado para ser servido como entradas e ideal como condimento para os pratos de massa.

melhores destinos Europa tábua de frios de prosciutto di Parma

Em Parma se produz ainda um dos presuntos cru mais famosos do mundo, o prosciutto di Parma. Ideal para ser degustado junto com outros queijos em uma tábua de frios. Para queimar as calorias, nada melhor do que uma caminhada entre o batistério octogonal em mármore rosa e a catedral românica que data de 1106 e desfrutar de todas as belezas da cidade de Parma, esperando a próxima refeição.

 

A arte e música renascentista de Ferrara

 

Apesar de ser uma obra-prima de charme arquitetônico e cultural, Ferrara é pouco visitada por turistas estrangeiros. O Castelo Estense (patrimônio da UNESCO) domina o centro Renascentista da cidade que abriga alguns dos edifícios mais extraordinários do país. Um patrimônio cultural com este nível não poderia ficar fora do guia Melhores Destinos Europa 2018.

melhores destinos Europa casa de espetaculos Ferrara

Além disso, 9 quilômetros de muralhas medievais protegem a cidade e mantêm um precioso segredo: o Ferrara Jazz Club, ocupa uma torre de defesa restaurada e datada de 1493. É um dos locais de música ao vivo mais espetaculares que você conhecerá. O Teatro Comunale do século XVIII também entra na lista como um dos mais importantes teatro de ópera existentes.

 

Degustação do verdadeiro Vinagre Balsâmico de Modena

 

E quando você pensa que não existe mais nada no mundo que você possa provar que se compare com os sabores da Emília-Romanha, aparece Modena. O mosto dos vinhos Lambrusco e Trebbiano são cozidos e deixados fermentarem por algumas semanas antes de serem envelhecidos por pelo menos 12 anos em barris para produzirem o Divino Vinagre Balsâmico Tradicional de Modena.

melhores destinos Europa barris de vinagre balsâmico de Modena

Para descobrir como este processo centenário acontece ao vivo, basta visitar um dos locais de produção de vinagre: uma experiência fascinante e multi-sensorial que serve como desculpa para descobrir as  antigas tradições das famílias dos produtores. Neste ponto, você estará pronto para capturar todas as nuances complexas de sabores em uma degustação que não terá nada a ver com qualquer vinagre balsâmico que você já tenha provado antes.

 

O livro de história medieval a céu aberto de Brisighella

 

Considerado um dos burgos medievais mais bonitos da Itália, a pitoresca Brisighella, nasce aos pés do Apenino Romanholo. É uma cidadezinha encantadora rodeada por olivais utilizados para a produção de um dos azeites mais respeitados da Itália. Digna de estar no guia dos Melhores Destinos Europa e ser visitada com toda a calma que o panorama inspira.

melhores destinos Europa Burgo de Brisighella

Vista do alto, os seus telhados cor de ferrugem, a fortaleza medieval, a Torre do Relógio e o Santuário Monticino oferecem vistas espetaculares do centro histórico colorido de tons pastéis. A melhor época para visitá-la é durante a temporada da alcachofra Moretto (entre meados de abril e maio), quando toda a cidade toma uma overdose desta deliciosa especialidade, que só cresce aqui.

 

O sol, o mar e o cinema de Rimini

 

Rimini é conhecida principalmente por seus 15 quilômetros de praia e a animada vida noturna que a distingue, mas tem muito mais a oferecer, começando com seus monumentos romanos mais famosos: o Arco de Augusto e a Ponte de Tibério, a mais antiga ponte romana ainda em uso.

melhores destinos Europa Rimini e a ponte de Tibério

Também famosa por seu ilustre cidadão Federico Fellini (cineasta)  que contribuiu para que Rimini se tornasse uma das metas preferidas na década de 60 por artistas do mundo inteiro. Para os apaixonados de cinema, a restauração do cinema Fulgor no início deste ano e em breve um museu dedicado à Fellini são mais do que bons motivos para visitá-la.

 

A casa de Verdi em Busseto

 

A pequena cidade de Busseto, a poucos quilômetros de Parma, é um local de peregrinação para os amantes da ópera que vêm aqui para mergulhar no mundo do lendário Giuseppe Verdi.

melhores destinos Europa teatro Verdi de Busseto

A casa conhecida como Villa Verdi, com seus 56 quartos, permaneceu quase como quando o Maestro morreu, em 1901.  O vizinho Museu Nacional Giuseppe Verdi leva os visitantes a uma viagem pela vida e obra do famoso compositor. O ponto culminante da visita se dá ao assistir uma ópera no tão majestoso quanto pequeno Teatro Verdi, que remonta a 1868. A melhor época para se dedicar a esta peregrinação é em outubro, durante o Festival Verdi.

 

Esses são só alguns dos exemplos de turismo na Região da Emília-Romanha que fizeram com que se classificasse em primeiro lugar no guia Melhores Destinos Europa 2018 de Lonely Planet e que inspiram à descoberta de tanta riqueza e cultura.

 

*  *  *

Você poderia se interessar também pelos artigos:

O que fazer em Bolonha e Modena: roteiro de apenas 1 dia

Roteiro Costa Amalfitana e Capri: dicas úteis para uma viagem dos sonhos

Os 10 mais fantásticos lugares para conhecer na Itália e incluir no seu roteiro de viagem

 

 

 

 

 

Escreva seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.