Estudar na Itália: dicas de cursos profissionalizantes em moda, gastronomia, designer de jóias e acessórios em couro

Você sonha em estudar na Itália para se tornar um profissional do mundo do designer ou da hospitalidade no turismo? Com certeza, na Itália encontrará uma ampla gama de possibilidades e de escolas para todos os bolsos.

Existem dois tipos de cursos profissionalizantes oferecidos pelas escolas italianas:

  • para quem quer estudar na Itália com cidadania italiana. São realizados por escolas públicas e privadas.  A maioria desses cursos são gratuitos, mas exigem uma pequena mensalidade anual. Esses cursos fazem parte do ensino médio italiano o que os torna atrativo para quem deseja passar de 3 à 5 anos na Itália e se especializar em alguma área. São indicados para jovens de até 18 anos.
  • cursos que aceitam estudantes internacionais. Geralmente, são realizados por escolas privadas. Aceitam jovens e adultos e tem duração variável de 6 meses à 5 anos.

Os cursos de moda, designer de jóias (ourives),  gastronomia, hotelaria e designer de artigos de couro são algumas das opções de cursos profissionalizantes super legais que podem ser cursados por quem não tem cidadania italiana.

Se você tem interesse em estudar na Itália fique ligado porque os cursos profissionalizantes iniciam, normalmente, em outubro/novembro e as inscrições começam em julho e vão até setembro de cada ano.

Não se esqueça também que para estudar na Itália você vai precisar de um pouco de tempo para organizar toda a documentação e ficar afiado na língua italiana e  no inglês, para quem for estudar moda. As traduções juramentadas dos títulos requerem tempo além dos gastos e paciência para enfrentar as filas dos consulados.

OS CURSOS PROFISSIONALIZANTES MAIS INTERESSANTES PARA ESTUDAR NA ITÁLIA

A Itália por ser considerada o berço do designer e da excelência em diversas áreas, oferece os melhores cursos profissionalizantes que são procurados por estudantes de todo o mundo. Dentre os cursos mais interessantes que você pode escolher para estudar na Itália selecionamos os seguintes:

  • Curso de Designer de Jóias (Ourives)
  • Curso de Gastronomia e Hotelaria
  • Curso de Moda
  • Curso de Designer de Artigos de Couro

DESIGNER DE JÓIAS (Ourives)

Se você está procurando um curso que seja muito especializado e que permita que você saia com uma profissão do ensino médio, a cidade de Vicenza (no Vêneto) é ideal para frequentar os cursos profissionalizantes na área de designer di jóias. Vicenza é famosa pela maior feira na Itália de Jóias e design (Vicenza Oro).

No centro de produtividade vêneta são oferecidas oportunidade para jovens e adultos que queiram se especializar na Profissão de Ourives. Ideal para quem deseja estudar na Itália com cidadania italiana e se tornar um mestre joalheiro.

Os principais cursos profissionalizantes oferecidos pela Escola de Artesãos são: Estudar na Itália Designer de Jóias

o Curso de Técnico Superior de Transformação do Ouro que dura 5 anos e tem um custo de 500 euros ao ano. É direcionado, principalmente, para jovens de até 18 anos e equivale ao curso de ensino médio brasileiro.

Para quem tem o ensino médio incompleto, é oferecido o curso de Operador de Transformação Artísticas do Setor do Ouro que tem duração de 8 meses e é gratuíto.

Já o curso para adultos se chama Operador de Transformações Artísticas em Metal, tem um custo de 3.500 euros e dura 4 meses. Para ser selecionado para o curso é necessário possuir o ensino médio e mais dois anos de universidade (para se igualar ao ensino médio que na Itália é de 5 anos) e ter ótimas habilidades manuais.

Quem não tem cidadania italiana, pode optar pelos cursos oferecidos pelo Instituto Vicenza , que oferece vários cursos na área de ourives com preços que partem de 2.500 euros por um curso de 180 horas em Design Ourives e Acessórios para Joalheria.

GASTRONOMIA E HOTELARIA

Se você é amante da culinária italiana, sempre sonhou em fazer um curso de gastronomia na Itália e tem cidadania italiana, as opções são infinitas. Caso você não tenha cidadania italiana, você poderá frequentar cursos particulares que oferecem certificado de chef profissional.

Estudar na Itália e se tornar um chefJá se você é jovem e tem até 18 anos, em todas as Províncias Italianas existem cursos de ensino médio para aprender a trabalhar em restaurantes, hotéis ou se tornar um chef. Os cursos duram 5 anos e você só paga as taxas escolares de inscrição que são em torno a 500 euros anuais.

Para quem está em busca de uma nova profissão ou, simplesmente, adquirir habilidades culinárias existem cursos que abrangem todas as áreas gastronômicas: técnicas de preparação de alimentos, bebidas, confeitaria e assim por diante.

Entre os cursos profissionalizantes na área de gastronomia podemos citar os cursos da Accademia Italiana Chef  e a Accademia Gualtiero Marchesi. A  Accademia Italiana Chef possui 5 sedes nas principais regiões italianas e os preços não são exagerados para cursos com atestado de formação profissional. Já a Accademia Gualtiero Marchesi é uma das mais famosas na Itália para a formação de Chefs tanto em nível profissional como para nível gourmet.

MODA

estudar na Itália Designer de ModaSe o seu sonho é estudar na Itália para seguir uma carreira no mundo da moda, da alta costura e alfaiataria existem diversas possibilidades de formação oferecidas por vários entes italianos. Os cursos de moda são destinados para quem quer estudar na Itália com cidadania italiana ou para quem não tem cidadania e se inscreve como estudante internacional.

As regiões oferecem e financiam cursos de formação profissional para Operadores do Vestuário que são direcionados para jovens residentes na Itália entre 14 e 18 anos em posse de um diploma de ensino básico completo. Ao final do curso se consegue um atestado de qualificação profissional.

Existem ainda as agências de formação que organizam cursos técnicos para recém formados no ensino médio, que prevêem especialização em vários ambitos, como: modelista CAD, projetista de moda, modelista de vestuário íntimo, designer de moda, estilista-figurinista. Para conhecer maiores detalhes onde são oferecidos os cursos é preciso consultar os sites de formação e trabalho de cada região. Os cursos normalmente são a pagamento.

Para aqueles que querem continuar os seus estudos a nível universitário, algumas faculdades oferecem disciplinas com ênfase em artes visuais, música, entretenimento e moda. Esses cursos são oferecidos pelas Academias de Belas Artes. Você pode obter um diploma acadêmico com uma ênfase relacionada com o campo da moda e do vestuário; em especial: com ênfase somente em moda na Academia de Belas Artes de Viterbo, Academia de Belas Artes de Frosinone e NABA em Milão; ênfase em projeto de moda, oferecido pela Academia de Belas Artes de Palermo e também naquela de Brera, em Milão.

Em alternativa aos cursos universitários em faculdades públicas, existem muitas escolas e faculdades que oferecem cursos profissionalizantes em moda nas cidades como Milão, Roma e Florença. Os cursos são quase sempre em língua inglesa.

Cursos em Milão

Milão, de fato, tem o primado do maior número de escolas de moda do mundo e 50% dos estudantes vêm do exterior. Para quem tem condições financeiras de investir num curso particular de moda e estudar na Itália, Milão é sem dúvida a cidade ideal. O único porém é que os cursos são caros e as despesas de moradia são altas.

Existem duas escolas históricas: o Instituto Carlo Secoli e o Instituto Marangoni. Ambos remontam aos anos 30.

O Instituto Marangoni, com escritórios também em Londres e Paris, oferece cursos de três anos em Design de Moda, Negócios de Moda, Estilo de Moda, Design Gráfico de Moda, Design de Interiores Moderno, Design de Produto de Moda; cursos intensivos anuais e mestrados para formação específica nos diversos setores do sistema de moda.

O Instituto Carlo Secoli organiza cursos acadêmicos destinados principalmente a jovens recém-formados que desejam ingressar no mundo da moda. Os cursos de três anos oferecem um treinamento completo sobre todas as etapas do projeto de uma coleção de moda, desde a ideia até a realização prática. Os cursos anuais concentram-se no design do padrão e na embalagem.

Na AFOL Moda é possível encontrar uma oferta formativa que abrange a área do projeto, o produto e a área de marketing da indústria fashion.

A Domus Academy oferece cursos de mestrado em Design de Moda, Design de Acessórios e Gerenciamento de Moda. O Instituto de Moda Burgo oferece cursos anuais e bienais para estilistas, alfaiates e modelistas. O Instituto Europeu de Design (IED) tem cursos inteiramente dedicados à criatividade. A Nova Academia de Belas Artes (Naba) oferece cursos de três anos em Design de Moda e cursos de dois anos em Design de Tecidos e Materiais.

O IULM, entre seus mestrados, contempla um em Gestão do Made in Italy. O Politécnico de Milão, por sua vez, tem uma Faculdade de Design que inclui um curso de segundo nível em Design de Moda. A Escola de Administração de Empresas (SDA) Bocconi se concentra naqueles que já possuem um título de graduação e oferece mestrado em Gestão da Moda, Experiência e Design. A Universidade Católica de Milão também foca em cursos para graduados com o seu mestrado em Gestão de Artigos de Luxo. Existem ainda os cursos da Accademia del Lusso. Em Milão a oferta é interminável.

Cursos em Florença

O Instituto Polimoda de Florença organiza cursos de três e quatro anos em design de moda, calçados e acessórios, além de cursos de curta duração. Para concorrer por uma vaga, você deve ter um diploma do ensino médio e passar em um teste de admissão. Os cursos são em língua inglesa.

Cursos em Roma

A Academia Koefia em Roma organiza cursos de três anos com ênfase em designer de moda, reservada para estudantes com um diploma do ensino secundário, além de cursos de curta duração. O grau concedido é reconhecido pela Comunidade Europeia. Para acessar os cursos é necessário passar por uma entrevista seletiva. Também em Roma, a Academia Altieri oferece um curso (de no máximo 16 alunos) em designer de moda com modelagem e alfaiataria, que dura 3 anos

Para aqueles que querem estudar na Itália para seguir o caminho de figurinista, a Escola Nacional de Cinema de Roma organiza um curso de três anos de Cenografia e Mobiliário, que pode ser cursado passando por uma processo seletivo.

 

DESIGNER DE ARTIGOS DE COURO (acessórios em couro)

Que tal aprender a fazer bolsas em couro e acessórios com design italiano? Existem 2 polos onde aprender a modelar o couro na Itália: Florença e Vicenza.

Estudar na Itália Designer de Artigos de CouroFlorença é a cidade que oferece inúmeras possibilidades para estudar na Itália nas áreas do designer em Couro, Ouro e Moda. A maioria das escolas em Florença oferece cursos para estrangeiros. Como é uma cidade muito procurada por estudantes internacionais os cursos possuem preços muito altos. A Alta Escola de Artigos de Couro Italiana oferece cursos básicos, de especialização e avançados para quem deseja aprender a trabalhar com objetos de couro.

O curso de Operador em Transformação Artística de Artigos em Couros é oferecido pelo Centro de Emprego de Vicenza, tem uma duração de 3 anos e se destina a jovens de até 18 anos. O curso tem validade em toda a comunidade européia. Os cursos são oferecidos somente para cidadãos italianos que residem na Itália.

Para adultos que têm interesse em se qualificar na área do couro existem 2 cursos com duração de 4 meses cada um e custam 3.500 euros. Os cursos são destinados para quem reside na Itália e se encontra desempregado e são: Operador de Protótipos para Artigos em Couro e Operador Modelista para Artigos em Couro.

* * *

Você pode se interessar ainda pelo artigo Como fazer amigos na Itália…

Escreva seu comentário