Como fazer amigos na Itália? Quem sonha em viver na Itália, provavelmente, já se perguntou se é muito difícil fazer amigos na Itália. Embora se saiba que a amizade surge de uma afinidade entre duas pessoas e que depende muito da personalidade de cada um. A verdade é que existem algumas diferenças culturais que podem causar dificuldades para os brasileiros que se deslocam pela primeira vez para a Itália,
Conheço muitos brasileiros que fizeram amizades com outros estrangeiros que vivem na Itália, mas tiveram uma grande dificuldade em criar sólidas relações de amizade com os italianos. Porque será? Aqui vão alguns dicas úteis para quem quer viver na Itália e ampliar o seu círculo de amizades.
6 dicas interessantes de como fazer amigos na Itália
1. Falar italiano corretamente
Parece óbvio, mas não é. A maior parte dos italianos fala apenas o italiano ou o dialeto da sua região. Por isso é compreensível que, se você não sabe o idioma local, fazer amigos na Itália com os nativos se torna difícil. É verdade que o brasileiro dá sempre um jeitinho e se faz entender com gestos ou com um italianês, mas isso serve para quando você precisa pedir informações mas não dá condições de você cultivar uma amizade.
Portanto, antes de partir para a Itália, frequentar um curso intensivo de italiano pode ser muito útil para fortalecer um pouco do seu conhecimento. Desta forma, ao chegar na Itália, você já terá um bom nível e poderá se dedicar apenas a aprender as expressões do local e gírias entrando em sintonia com os italianos mais rapidamente.
Que cursos escolher? Sugiro os cursos oferecidos e/ou em colaboração com o Consulado Italiano no Brasil. No Rio Grande do Sul e interior, os melhores cursos de italiano são os da ACIRS.
2. Ir sempre ao mesmo bar para tomar café da manhã
Uma boa dica de como fazer amigos na Itália para quem não tem filhos, é frequentar diariamente os famosos bares, que para nós são as cafeterias.
Escolha uma cafeteria perto da sua casa e de manhã antes das 9 tome o seu café da manhã ali, de prefência, em pé no balcão. Depois de alguns dias você vai ver que o atendente vai saber antes que você diga, o seu café e brioche (croissant) preferido.
Conversando com o barista (atendente) você vai ser incluído no meio das conversas do bar e terá a oportunidade de conhecer pessoas e fazer amigos na Itália. Além disso, ficará sabendo das iniciativas da sua cidade, ou seja, os melhores lugares para sair, tomar um aperitivo e ver gente.
3. Levar seus filhos na escola e fazer parte do grupo de Whatsapp
Uma dica interessante para fazer amigos na Itália é aproveitar a hora da entrada da escola dos seus filhos. Na Itália não existem ônibus escolares e nem mesmo empregadas, sendo tarefa dos pais levarem os próprios filhos para a escola todas as manhãs. Quando você for levar seu filho para a escola perda um pouco de tempo esperando que alguma mãe saia da escola com você e aproveite para fazer algum comentário ou pedir alguma informação. Algumas mães italianas não trabalham e depois de deixarem os filhos na escola ficam na frente da escola conversando com as amigas e conhecidas.
Descubra quem é a administradora do grupo de Whatsapp da sala de aula do seu filho e peça para ser incluído nele. No grupo, as mães trocam informações sobre as doenças e convidam para festas de aniversário ou eventos da cidade.
No início, as festas de aniversário parecem pouco produtivas para conhecer pessoas, mas aos poucos você vai conseguir se integrar com um grupo menor. Os grupos escolares são uma ótima opção para se fazer amigos na Itália. Isso vale também para os homens, pois nas festinhas também participam os pais.
4. Não esperar que os italianos se interessem pela sua vida
Você vai notar que quando conhecer pessoas na Itália, elas vão parecer pouco interessadas em lhe agradar e conhecer mais sobre a sua vida.
Se você for em um restaurante pela primeira vez com um grupo de italianos, não se preocupe se as conversas continuam entre as pessoas conhecidas e você fica sem conversar com ninguém. Tome a iniciativa e faça algum comentário com o seu vizinho de mesa, mas não espere tanta reciprocidade.
Os italianos saem muito em grupo, mas durante as conversas não se invade a privacidade das pessoas. É normal que lhe perguntem como você está mas esperando ouvir somente um tudo bem, pois ninguém tem interesse em saber de seus problemas pessoais. Os problemas pessoais são falados só em casa em família ou depois de muitos anos de amizade.
5. Não convidar italianos para comerem em restaurantes exóticos ou experimentarem a gastronomia brasileira na primeira visita
Se você já conseguiu ter um pouco mais de afinidade com algum italiano ou faz parte de um grupo não caia nos seguintes erros:
– nunca convide um italiano para ir comer em um restaurante indiano, tailandês ou chinês, a não ser que você tenha certeza de que ele é um tipo eclético e gosta de experimentar sabores diferentes.
Amei! Super dicas! Eu como boa brasileira que sou..iria errar bastante!! Kkk
Muito bom! Adorei essas dicas para fazer amigos na Itália. No Brasil é comum misturar os alimentos no prato, arroz, feijão e carne, então, não pode faltar rsrsrsrs
Ola, gostaria de saber quais aplicativos de relacionamentos estão em alta aqui na italia?
Oi Ivana, adorei seu blog parabéns. Gostaria te mandar um convite para participar de um grupo de blogueiras brasileiras na Itália mas não encontrei nenhum endereço de contato nem página no facebook para te contatar. se possivel me escreva.
um abraço
Dani Bispo
Gosto muito da Itália por isso quero encontrar amigos lá
Amo muito A Italia seu custume me facina por faavor voce poderia posta video da cidade de Val terra muito obrigado.
Nossa, as dicas são boas, mas trabalhosas. Eu faço doutorado aqui e apesar de estudar na mesma sala que eles diariamente só conversam entre eles e nunca me chamam nem pra tomar uma cerveja com exceção de um rapaz que é do sul. Estou achando impossível fazer amizade aqui, o que tem tornado minha rotina bastante sem graça.