Roteiro Costa Amalfitana: dicas úteis do que visitar em apenas 2 dias

Procurando um roteiro Costa Amalfitana com as principais dicas do que ver em poucos dias?

Com certeza, no roteiro Costa Amalfitana você vai apreciar muitas belezas naturais como em nenhum outro lugar da Itália. Destino perfeito para quem está em lua-de-mel ou quer viver a experiência de uma viagem inesquecível. Pouco distante de Nápoles e das ruínas de Pompei, as suas estradas tortuosas oferecem um cenário cinematográfico com uma vista privilegiada para o mar Tirreno.

Descubra porque o roteiro Costa Amalfitana é tão espetacular

Muitos filmes e campanhas publicitárias de perfumes e marcas famosas tiveram suas cenas rodadas na Costa Amalfitana. O filme Sob o sol da Toscana, por exemplo, tem imagens belíssimas da cidade de Positano que é uma das mais bonitas  da costa Amalfitana.

roteiro costa amalfitana e capri com cena do filme rodada em Positano

As paisagens espetaculares, ideais para um roteiro Costa Amalfitana, dão ao expectador a idéia de que está dentro de um grande terraço suspenso entre o mar de cor azul cobalto e as encostas das Montanhas Lattari.  Formadas por uma sucessão de vales, enseadas, praias e pequenas cidades que se desenvolvem em sentido vertical entre um monte e outro. No trajeto da estrada costeira, que compreende 16 cidades da província de Salerno, se encontram ainda verdadeiras sacadas recobertas por plantações de limão, videiras e oliveiras.

Estrada do roteiro costa amalfitana e Capri com vista panorâmica
Um cenário único, protegido pela UNESCO que representa perfeitamente a paisagem e cultura mediterrânea, com todo o seu patrimônio paisagístico e topográfico que rendem esta parte do mar Tirreno rico de espécies protegidas.

 

Roteiro Costa Amalfitana: dicas importantes antes de organizar a sua viagem dos sonhos

Para um roteiro perfeito pela Costa Amalfitana, você precisa escolher bem as datas da viagem. O melhor período do ano para visitar a Costa Amalfitana é entre abril – junho e setembro – outubro. Tire da cabeça a idéia de vir na alta temporada (julho e agosto), pois nesse período é quase impossível se movimentar pela única estrada que liga toda a Costa.

O ideal é fazer todo o roteiro Costa Amalfitana de carro, mas existem boas soluções de transporte público partindo de Salerno ou Sorrento. Além disso, Salerno e Sorrento possuem porto de onde partem os barcos (traghetti) para as ilhas, com horários mais práticos, para quem quer visitar Capri ou mesmo Ischia e Procida. Sorrento fica no extremo norte da estrada costeira e Salerno no sul.

 

mapa do roteiro costa amalfitana e capri

 

Como em todas as cidades do roteiro Costa Amalfitana os hotéis são caros e existe uma grande dificuldade para se conseguir estacionamento, a minha sugestão é preferir hotéis em Sorrento ou Salerno. Os hotéis nessas cidades oferecem transfer (navetta) até o centro da cidade para o transporte público e alguns oferecem estacionamento gratuíto.

Sorrento é uma cidade muito charmosa com ótimas opções para comer, passear e fazer shopping. Tem toda a parte histórica do centro para visitar, além de todos as lojinhas e fábricas artesanais que fazem o famoso liquor, limoncello, feito com o limão IGP de Sorrento.

 

O que visitar na Costa Amalfitana em apenas 2 dias

Se você começar o passeio partindo de Sorrento, a primeira cidade do seu roteiro Costa Amalfitana que você deve visitar é Positano.

POSITANO

Não existe lugar no mundo que seja tão característico como Positano. Com suas casas construídas nos penhascos da montanha que se estendem até a praia, presenteiam o turista com um cenário único e imperdível.

Prepare-se para ficar de boca aberta quando começar a descer pela estrada principal que leva até o centro de Positano. Se você quiser economizar em estacionamento, deixe o carro estacionado no início da entrada da cidade.  Vá caminhando ou melhor descendo a ladeira com a máquina fotográfica na mão para não perder nenhum ângulo ou lugar característico. O único porém é voltar, pois a subida é longa e cansativa.

Com certeza, é a cidade mais bonita da Costa Amalfitana e o lugar ideal para um almoço ou janta. É considerada um destino para férias desde o tempo do Império Romano. Com suas casas características que descem até o mar em torno à Igreja de Santa Maria Assunta. A maravilhosa cúpula de azulejos da igreja é identificável mesmo de longe.

 

Roteiro Costa Amalfitana: vista aérea Positano
Foto: Jensens

Suas pequenas ruas são cheias de lojas típicas onde é possível comprar artesanato local além de ter que caminhar em “procissão” pelos becos e escadarias estreitas que levam até a praia. Sua praia é de pedrinhas pretas e na beira-mar existem uma enorme quantidade de restaurantes que servem pratos maravilhosos à base de peixe. Um desses se chama Osteria Le Tre Sorelle, onde até um prato de massa com molho de tomates é maravilhoso.

 

AMALFI

Amalfi é uma maravilhosa cidade fundada no século IV a.c. que dá o nome à Costa e ao famoso limão de Amalfi..

Antiga república marítima, Amalfi deteve por um longo período o monopólio do comércio no mar Tirreno, com a exportação de produtos italianos (madeira, ferro, armas, vinhos e frutas) em mercados orientais, comprando em troca especiarias, perfumes, pérolas, jóais, têxteis e tapetes para negociar no ocidente.

Em Amalfi nasceu e se desenvolveu a arquitetura árabe-siciliana típica, incluindo a Catedral de Santo Andrea, reconstruída em estilo barroco em 1700, com a sua maravilhosa escadaria e seu famoso Claustro, chamado  Claustro do Paraíso.  É um dos monumentos mais visitados da Costa Amalfitana.

 

roteiro costa amalfitana e capri com visita à Catedral de Santo Andrea em Amalfi

RAVELLO

Ravello é perfeito para quem quer desfrutar de uma férias de verão em paz e sossego. Se localiza a poucos quilômetros de Amalfi e possui uma das vistas mais amplas do golfo. É possível através dos seus terraços admirar as belezas arquitetônicas de um panorama deslumbrante.

O primeiro dia do roteiro Costa Amalfitana terminaria nessa cidade, pois se situa no meio do caminho entre as duas pontas principais.

 

MINORI E MAIORI

Minori foi escolhida pelos antigos romanos como um destino ideal para relaxar, não é atoa que se encontram várias moradias, incluindo a Villa Arqueológica Marítima do século I d.c. É considerada o Eden da Costa Amalfitana por seu clima arejado e fresco.

Roteiro Costa Amalfitana: foto panoramica de Minori
Foto: Daria

Maiori junto com Cetara são burgos de pescadores com as praias balneáveis mais frequentada pelos turistas por causa de sua areia fina. Maiori é famosa por suas tortas e doces e onde se podem encontrar uma das melhores confeitarias italianas.

 

ATRANI

No vale do Dragão, longe do turismo de massa, se situa este gracioso vilarejo de pescadores. Nesta cidadezinha que mantém toda a sua autenticidade marítima, se pode admirar o mar sentado na sua bela praça principal.

Roteiro Costa Amalfitana: vista de Atrani
Foto: Leandro Neumann Ciuffo

VIETRI SUL MARE

Fora as cidades mais conhecidas, sugiro também para quem ama cerâmicas, incluir no roteiro Costa Amalfitana, a cidade de  Vietri sul Mare. Apesar de não ser muito incluída no turismo de massa, vale muito se você estiver hospedado em Salerno.

Em Vietri sul Mare você vai encontrar muitas lojas com muitas idéias legais de presentes típicos daquela região. Eu indico os produtos da cerâmica Solimene, são lindos e de muito bom gosto, apesar de caros.

 

* * *

Você poderia se interessar também pelos artigos:

Ilha de Capri: o que fazer num roteiro de 1 dia

Os 10 mais fantásticos lugares para conhecer na Itália e incluir no seu roteiro de viagem

 

 

 

* * *

ASSISTA O VÍDEO DA TV ITALIANA RAI

Se você quiser conhecer mais as belezas do roteiro Costa Amalfitana, sugiro o vídeo feito pelo programa Linea Verde – Rai: La Costiera Amalfitana. O único porém é que é em italiano, mas assim você já vai acostumando o ouvido para quando fizer uma viagem para a Itália.

 

9 thoughts on “Roteiro Costa Amalfitana: dicas úteis do que visitar em apenas 2 dias

  1. Rochele

    Quero conhecer, na próxima ida a Itália esse será o destino! Vamos?

  2. Beth

    Maravilha. Ótimas dicas, obrigada

  3. Matheus Carvalho

    Oi Ivana, gostei muito do seu post, muito bem detalhado. Vamos agora em junho para a Itália e vamos ter apenas 2 dias para ficar na região, vc indicaria ficar na costa amalfitana ou na ilha de capri? Estamos muito na dúvida de ficar em sorrento e passear pelas outras cidades ou ir para capri e ficar só lá. Obrigado

    1. Ivi

      Olá Matheus, agradeço pela mensagem. Peço desculpas por não ter respondido em tempo. Espero que você tenha aproveitado muito sua viagem para a Costa Amalfitana e Capri. Se quiseres postar suas sugestões e outras dicas da sua viagem aqui no Blog ficarei muito feliz. Um abraço.

  4. Doris Schmiidlin

    Ótimas dicas! Vou em setembro, estou na dúvida se fiaço minha base em Nápoles ou Sorrento. Em custo qual a mais barata? De Nápoles para a Costa Amalfitana posso ir de barco? Posso fazer um bate volta todos os dias para conhecer toda a Costa Amalfitana?
    Agradeço e aguardo retorno.
    Um beijo

    1. Ivi

      Obrigada! Sem dúvida nenhuma é melhor Sorrento. Napoli é longe, pois você tem que pegar a auto-estrada todo dia para chegar até o início da costeira amalfitana. Acaba que o custo fica mais alto por causa do transporte, além do que você perderá muito tempo dentro de ônibus. De Napoli você pode ir de barco até Capri ou outra ilha, mas para chegar até Positano, Amalfi etc você precisa ir de ônibus de linha. Uma outra possibilidade é Salerno que também é perto de Vetri sul Mare, Cetara, Maiori etc. Você pode conseguir alguns hóteis mais baratos um pouco fora do centro de Sorrento ou Salerno que normalmente, oferecem transfer (navetta) até o ponto onde saem os ônibus (no centro das cidades) que fazer o tour pela Costeira Amalfitana. Você consegue ver muitas cidades em um único dia, pois a maioria são pequenas.
      Espero ter ajudado!
      Um abraço.

    2. Ivi

      Esqueci de dizer, existem barcos que saem de Napoli até Sorrento, Salerno…etc, mas os barcos custam muito caro. Em média 35-40 euros por uma travessia.

  5. Daniele

    Ola Ivi vou em agosto para Roma e queria ir para Capri ou Costa, vou em lua de mel. Sei que é bem na alta temporada. Sendo assim qual das 2 seria melhor? Onde me hospedar? Não tenho muito tempo só dois dias 🙂

    1. Ivi

      Olá Daniele,

      Como vocês tem apenas 2 dias para visitar o sul, sugiro que vocês se hospedem em Napoli e de ferryboat (traghetto) visitem Capri em um dia e no outro dia a ilha de Procida. Com certeza, não vão se arrepender, evitando de pegar todo o caos que tem na Costa Amalfitana nesse período.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço,
      Ivana

Escreva seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.