8 costumes italianos mais comuns no dia-a-dia

Os costumes italianos mais comuns no dia-a-dia dizem respeito, principalmente, aos hábitos e comportamentos dos italianos à mesa. A Itália é o país onde o ato de comer é levado muito a sério. Não é a toa que a Itália consta sempre em filmes quando se refere ao país onde se come bem. Muito lembrada também pela fama de pão duro dos italianos. Você não corre nenhum risco de cometer uma gafe ao viajar para a Itália, se seguir as 8 dicas sugeridas pelo Blog.

8 costumes italianos à mesa e nas situações do dia-a-dia

A lista de costumes italianos apresenta diferenças contrastantes com a cultura brasileira. Na Itália, a questão das refeições é sagrada e muitas das diferenças podemos observar, principalmente, à mesa. Outras diferenças se referem ao comportamento dos italianos em situações do dia-a-dia. Você vai encontrar uma lista de 8 costumes italianos que vão fazer você se impressionar.

1. Comer sem o uso de talheres, usando as mãos

Com certeza, é um dos costumes italianos mais normais à mesa. Quando se vai em um restaurante na Itália surgem muitas dúvidas de como se comportar durante às refeições. Ao observar outros clientes, você vai notar comportamentos que parecem pouco educados para a nossa cultura.

Na mesa italiana o pão é um alimento essencial e muitos pratos populares são a base de pão, principalmente, nas entradas (antipasti). Os crostini e as bruschette são servidos como entradas e são pequenas fatias de pão recheadas. Se a bruschetta é muito grande, corte-a e depois pegue com a mão para comê-la. É quase impossível colocar uma bruschetta no garfo. As entradas que são pequenas porções como os finger food podem também ser comidas sem o uso dos talheres.

A pizza é um alimento a base de pão que deve ser comida usando garfo e faca, mas no uso de todo dia, é muito comum ver os italianos cortando a pizza em fatia e depois comendo as fatias com as mãos, principalmente, se a pizza não tem recheio muito líquido ou é a base de presunto cru que é difícil de cortar com a faca.

Os pratos a base de crustáceos e frutos do mar como mexilhões, ostras podem ser comidos usando as mãos. Nos restaurantes de peixes e frutos do mar colocam uma jarrinha e limão para lavar os dedos e tirar o cheiro de peixe.

2. Comer espaguete sem cortar a massa

costumes italianos ao comer espagueteOs costumes italianos ao comer espaguete podem causar algum desconforto ou embaraço aos brasileiros. Principalmente, se o espaguete é ao molho de tomate (sugo al pomodoro), pois é impossível não se sujar.

Na Itália, as massas não devem ser cortadas. Um raviole grande pode ser cortado com o garfo se não couber na boca inteiro e isto vale para todas as massas recheadas que não podem ser engolidas inteiras. Nunca se usa o garfo para cortar a massa, nem mesmo para a lasanha. O uso do garfo ao invés da faca é algo muito natural na Itália e faz parte dos costumes italianos à mesa.

Para evitar que a roupa fique toda respingada de molho, você pode usar o guardanapo colocando-o dentro da gola da blusa como se fosse um babeiro. É assim que os italianos comem “spaghetti”.

Se você enrolar o espaguete e na hora de colocar na boca ficar um pedaço longo fora da boca, não se envergonhe, use o garfo para ajudar a enfiar o restante do fio dentro da boca. É normal, ver os espaguetes mais fora da boca do que dentro.

A única coisa que não se deve fazer na Itália é  comer espaguete fazendo barulho, o resto tudo é permitido!

3. Dividir o valor de um presente

O italiano tem fama de pão duro e não é atoa não! Na Itália é muito comum dividir valor de presentes entre amigos e parentes. As vaquinhas são sempre bem vindas e na hora de tirar a carteira do bolso para gastar os italianos pensam duas vezes. Mesmo que o presente não tenha um valor muito alto, as pessoas dividem. Dividem presentes de casamentos, de aniversários, inclusive os presentes para crianças.

Você pode colocar a divisão do valor do presente na sua lista de coisas para se fazer na Itália sem medo nenhum de ser considerado pão duro ou mão de vaca. Os italianos fazem vaquinha até para presentes de 10 euros.

4. Beber água nas refeições

Os italianos acham muito estranho fazer as refeições bebendo sucos ou refrigerantes. Se você for almoçar ou jantar com um italiano peça sempre água natural ou com gás. Geralmente, os italianos só bebem refrigerantes ou cerveja quando comem pizza e o vinho junto com o segundo prato.

5. Telefonar para as pessoas no horário do almoço ou janta

É muito comum receber telefonemas na hora do almoço ou janta na Itália. Se você precisa falar com alguém amigo ou conhecido, prefira os horários das refeições. Ninguém vai achar estranho, mas evite de alugar por muito tempo a pessoa que você ligou, principalmente, se for a dona de casa que tem que cozinhar e servir a família.

6. Assoar o nariz em qualquer lugar

costumes italianos assoar o nariz em qualquer lugarVocê vai sentir nojo na primeira vez que ver um italiano assoando o nariz e fazendo muito barulho do seu lado. Não importa se você está na mesa ou é o seu companheiro de viagem em um trem.

O ato de assoar o nariz na Itália não é considerado nojento e é tão natural quanto respirar. As pessoas assoam o nariz fazendo os sons mais abomináveis da face da terra mesmo que estejam do seu lado.

7. Falar junto enquanto uma outra pessoa está falando

Os italianos têm fama de gritões, que não sabem falar baixo. É a mais pura verdade, uma mesa italiana é uma confusão de gente que fala alto. Além disso, se uma pessoa está contando alguma coisa e você se lembrou de alguma coisa para falar com um dos ouvintes, pode se meter na conversa e falar o que você queria, pois não é falta de educação. Muitas vezes, eles não terminam uma história e alguém começa outra no meio da gritaria. Você vai perder o final de várias histórias, mas é assim mesmo.

8. Colocar papel higiênico dentro do vaso sanitário

Se você for visitar alguma família italiana e tiver que ir no banheiro vai procurar o cestinho de lixo e muitas vezes não vai encontrar. Isso porque na Itália o papel higiênico pode ser colocado diretamente dentro do vaso sanitário, pois os canos são mais largos e permitem a passagem do papel. Entretanto, absorventes ou lencinhos umedecidos devem ser jogados em cestos específicos.

Não esqueça dessa dica pois é uma das coisas para se fazer na Itália sem medo de entupir o vaso sanitário.

 

Você poderia se interessar também pelo post 10 coisas que não se deve fazer na Itália .

Escreva seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.