Comemorar o carnaval na Itália: conheça suas origens e as cidades mais famosas pelo seu carnaval

Fevereiro é um mês de férias no Brasil e muita gente escolhe viajar para conhecer como é comemorado o carnaval na Itália. O carnaval mais famoso na Itália é o de Veneza, mas existem festas de carnaval em muitas outras cidades italianas. Conheça um pouco das origens do carnaval e navegue pelas principais cidades italianas que comemoram o carnaval de rua apesar do frio do inverno.

O carnaval na Itália e suas origens

As origens do carnaval na Itália são relacionadas ao período medieval. Em italiano a palavra carnaval se escreve carnevale e tem suas origens no latim medieval carnem laxare (deixar a carne), ou seja, retirar a carne da dieta para observar a proibição da igreja católica de não comer carne durante a quaresma.

Na Roma medieval se comemorava no período da quaresma uma festa pagã para Saturno. O povo romano organizava procissões e saia pelas ruas e vielas das cidades dos arredores de Roma tocando instrumentos muito barulhentos. A festa era regada a muita comida e vinho. Dizem que foi desta festa pagão que nasceu o carnaval na Itália.

Principais cidades onde comemorar o carnaval na Itália

Veneza

O carnaval mais famoso da Itália e mais conhecido no mundo inteiro é o carnaval de Veneza. Entretanto, comemora-se o carnaval em todas as regiões da Itália e algumas cidades realizam desfiles com carros alegóricos e blocos carnavalescos. Na maioria das cidades italianas, a comemoração dura em média quatro finais de semanas (ou somente domingos) que começam antes do carnaval e terminam no domingo anterior à terça-feira de carnaval. A terça-feira de carnaval é conhecida como ¨martedì grasso¨, ou seja, terça-feira gorda de carnaval, onde se comem muitos doces fritos para armazenar calorias para os dias de jejum da quaresma.

O carnaval de Veneza é famoso por seus bailes de máscaras nos grandes palácios e teatros venezianos. Os turistas desfilam pelo cenário maravilhoso das ruas do Canal Grande e da praça São Marco vestidos com as máscaras venezianas e trajes medievais nos 10 dias de carnaval, fazendo Veneza reviver as festas da época medieval.

Grupo de pessoas fantasiadas em Veneza no carnaval na Itália

Homens mascarados em Veneza no carnaval na Itália

Na praça São Marco os turistas esperam o emocionante vôo do anjo que abre oficialmente as comemorações do carnaval italiano.

Viareggio

Viareggio, na toscana, é considerada a casa do carnaval na Itália. Com seus desfiles caracterizados pelos carros alegóricos construídos em ¨papier mâché¨ e temática carnavalesca relacionada com às questões políticas, culturais e sociais do país. Os carnavalescos da cidade levam um ano inteiro para desenvolver os carros alegóricos que são verdadeiras obras de arte.

Os blocos carnavalescos vão em cima dos carros alegóricos e durante o desfile jogam confetes, serpentinas, balas e doces para a plateia que assiste. A platéia leva sombrinhas e guarda-chuvas para recolher os doces atirados pelos blocos.

Desfile de carro alegórico em Fano no carnaval na Itália
Nas outras regiões italianas o carnaval é parecido com o carnaval de Viareggio e cada cidadezinha organiza os seus desfiles com blocos e carros alegóricos.

Na região de Marche, a cidade de Fano possui um carnaval muito famoso e bastante visitado.

Fantasia de crianças no carnaval na Itália Sendo perto da cidade onde moramos, todos os anos vamos pelo menos em um domingo prestigiar os desfiles e ver os carros alegóricos.

 

 

 

 

 

 

 

Você pode se interessar também pelo artigo Conhecendo o Val D’Orcia na Toscana.

Escreva seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.