Como fazer amigos na Itália: dicas úteis para quem quer viver na Itália

Como fazer amigos na Itália? Quem sonha em viver na Itália, provavelmente, já se perguntou se é muito difícil fazer amigos na Itália. Embora se saiba que a amizade surge de uma afinidade entre duas pessoas e que depende muito da personalidade de cada um. A verdade é que existem algumas diferenças culturais que podem causar dificuldades para os brasileiros que se deslocam pela primeira vez para a Itália,

Conheço muitos brasileiros que fizeram amizades com outros estrangeiros que vivem na Itália, mas tiveram uma grande dificuldade em criar sólidas relações de amizade com os italianos. Porque será? Aqui vão alguns dicas úteis para quem quer viver na Itália e conhecer pessoas na Itália.

Seis dicas importantes de como fazer amigos na Itália

1. Falar italiano corretamente

Parece óbvio, mas não é. A maior parte dos italianos fala apenas o italiano ou o dialeto da sua região. Por isso é compreensível que, se você não sabe o idioma local, fazer amigos na Itália com os nativos se torna difícil. É verdade que o brasileiro dá sempre um jeitinho e se faz entender com gestos ou com um italianês, mas isso serve para quando você precisa pedir informações mas não dá condições de você cultivar uma amizade.

Falar italiano corretamentePortanto, antes de partir para a Itália, frequentar um curso intensivo de italiano pode ser muito útil para fortalecer um pouco do seu conhecimento. Desta forma, ao chegar na Itália, você já terá um bom nível e poderá se dedicar apenas a aprender as expressões do local e gírias entrando em sintonia com os italianos mais rapidamente.

Que cursos escolher? Sugiro os cursos oferecidos e/ou em colaboração com o Consulado Italiano no Brasil. No Rio Grande do Sul e interior, os melhores cursos de italiano são os da ACIRS.

2. Ir sempre ao mesmo bar para tomar café da manhã

Uma boa dica de como fazer amigos na Itália para quem não tem filhos, é frequentar diariamente os famosos bares, que para nós são as cafeterias.

Escolha uma cafeteria perto da sua casa e de manhã antes das 9 tome o seu café da manhã ali, de prefência, em pé no balcão. Depois de alguns dias você vai ver que o atendente vai saber antes que você diga, o seu café e brioche (croissant) preferido.

Tomar café no bar e dicas de como fazer amigos na Itália

Conversando com o barista (atendente) você vai ser incluído no meio das conversas do bar e terá a oportunidade de conhecer pessoas na Itália. Além disso, ficará sabendo das iniciativas da sua cidade, ou seja, os melhores lugares para sair, tomar um aperitivo e ver gente.

3. Levar seus filhos na escola e fazer parte do grupo de Whatsapp

Uma dica interessante de como fazer amigos na Itália é aproveitar a hora de ingresso da escola dos seus filhos. Na Itália não existem ônibus escolares e nem mesmo empregadas, sendo tarefa dos pais levarem os próprios filhos para a escola todas as manhãs. Quando você for levar seu filho para a escola perda um pouco de tempo esperando que alguma mãe saia da escola com você e aproveite para fazer algum comentário ou pedir alguma informação. Algumas mães italianas não trabalham e depois de deixarem os filhos na escola ficam na frente da escola conversando com as amigas e conhecidas.

Descubra quem é a administradora do grupo de Whatsapp da sala de aula do seu filho e peça para ser incluído nele. No grupo, as mães trocam informações sobre as doenças e convidam para festas de aniversário ou eventos da cidade.

Levar seus filhos na escola um meio como fazer amigos na Itália

No início, as festas de aniversário parecem pouco produtivas para conhecer pessoas, mas aos poucos você vai conseguir se integrar com um grupo menor. Os grupos escolares são uma ótima opção de como fazer amigos na Itália. Isso vale também para os homens, pois nas festinhas também participam os pais.

4. Não espere que os italianos se interessem pela sua vida

Você vai notar que quando conhecer pessoas na Itália, elas vão parecer pouco interessadas em lhe agradar e conhecer mais sobre a sua vida.

Se você for em um restaurante pela primeira vez com um grupo de italianos, não se preocupe se as conversas continuam entre as pessoas conhecidas e você fica sem conversar com ninguém. Tome a iniciativa e faça algum comentário com o seu vizinho de mesa, mas não espere tanta reciprocidade.

jantar para fazer amigos na Itália

Os italianos saem muito em grupo, mas durante as conversas não se invade a privacidade das pessoas. É normal que lhe perguntem como você está mas esperando ouvir somente um tudo bem, pois ninguém tem interesse em saber de seus problemas pessoais. Os problemas pessoais são falados só em casa em família ou depois de muitos anos de amizade.

5. Não convidar italianos para comerem em locais diferentes ou experimentarem a gastronomia brasileira

Se você já conseguiu ter um pouco mais de afinidade com algum italiano ou faz parte de um grupo não caia nos seguintes erros:

– nunca convide um italiano para ir comer em um restaurante indiano, tailandês ou chinês, a não ser que você tenha certeza de que ele é um tipo eclético e gosta de experimentar sabores diferentes.

– não diga para um italiano que você faz uma receita típica italiana modificando os ingredientes ou queira ensinar um italiano a fazer um prato típico.
– se você quiser convidar um italiano para jantar na sua casa, melhor não servir comida típica brasileira. Pergunte antes se ele provaria a especialidade que você quer fazer e tenha o cuidado de servir tudo separado. Dê a possibilidade da pessoa poder trocar os pratos para provar as suas receitas. Os italianos não suportam comer tudo junto no mesmo prato: carne, salada, arroz, massa.
6. Passear com seu cãozinho no Parque
Uma boa idéia de como fazer amigos na Itália é passear com seu cãozinho no Parque. Existe um enorme número de italianos que possuem animais de estimação e saem todo dia para levar seu amigo de quatro patas para passear e fazer suas necessidades no Parque. É claro que levam o saquinho para coletar as fezes do animal e não sujar o parque (nem todos!).
Escolha um parque perto da sua casa e leve seu cãozinho para passear todo dia no mesmo horário, com certeza você terá a oportunidade de conhecer novas pessoas e bater um papo de preferência sobre animais de estimação.
* * *
Espero que você tenha curtido as dicas de como fazer amigos na Itália e que tal ler também o artigo 10 coisas para não se fazer na Itália.

2 thoughts on “Como fazer amigos na Itália: dicas úteis para quem quer viver na Itália

  1. Rochele

    Amei! Super dicas! Eu como boa brasileira que sou..iria errar bastante!! Kkk

  2. Nádia Dolejal

    Muito bom! Adorei essas dicas para fazer amigos na Itália. No Brasil é comum misturar os alimentos no prato, arroz, feijão e carne, então, não pode faltar rsrsrsrs

Escreva seu comentário