7 curiosidades sobre os homens italianos

Os homens italianos são conhecidos em todo o mundo como conquistadores, sedutores e bons amantes. Essa reputação foi conquista pelos italianos na década de 60. Época em que a Itália foi invadida pelos turistas estrangeiros.

O mito do homem italiano

o homem italiano da década de 60Na Itália da década de 60, as praias italianas eram cheias de turistas europeus que vinham aproveitar o mar e as belezas italianas no período de veraneio. Os jovens rapazes italianos podiam ousar com as turistas ingleses, alemãs, franceses como nunca imaginaram fazer com as italianas. Isso porque as jovens estrangeiras depois de passarem o verão na Itália voltavam para seus países e não existia obrigação de continuar um relacionamento. A caça às estrangeiras era quase uma obrigação. Um comportamento diferente poderia levantar dúvida sobre a orientação sexual.

O cinema também ajudou muito a construir a idéia de um italiano galanteador e muito charmoso. 

Nos dias atuais, o comportamento dos homens na Itália é muito diferente. Por ser um país onde a moda tem um grande valor. Os homens italianos ditam modas e são muito particulares no modo de vestir, cortar cabelos e nos cuidados pessoais. Muitas vezes, estes cuidados parecem excessivos para quem vem de uma cultura machista como a brasileira.

As 7 curiosidades sobre os homens italianos podem ser consideradas muito estranhas, pouco masculinas e divertidas se vistas pelos olhos de um brasileiro.

1. Depilam as axilas e outras partes do corpo

Sempre ouvi falar que as européias não depilam as axilas. Ao chegar na Itália me surpreendi, pois nunca vi italianas com as axilas cabeludas e descobri ainda que os homens também têm o hábito de depilar as axilas no verão.

Muitos homens depilam também outras partes do corpo como pernas, braços, barriga, peito, principalmente, se são esportistas. É considerado um hábito comum entre os homens na Itália depilar-se, por ser considerado mais higiênico para quem pratica esportes.

2. Fazem a sobrancelha e bronzeamento artificial

Existe um culto entre os jovens italianos de cuidar muito do aspecto físico e é cada vez mais comum ver homens com a sobrancelha feita na Itália. A moda se difundiu entre famosos e jogadores de futebol, mas é sempre mais usada por adolescentes e jovens. Além disso, na Itália existe uma verdadeira adoração por bronzeamento e tantos homens como mulheres são adeptos ao bronzeamento artificial inclusive no inverno. No verão, as pessoas se “cozinham” no sol e muitos não usam protetor solar.

homem italiano com a sombrancelha depilada

 

3. Usam lenços e echarpes

Na Itália cobrir o pescoço no período de inverno é considerado um modo eficaz de não ter problemas de dor de garganta. Isso porque todas as casas possuem calefação e sair de um ambiente quente para o frio da rua, muitas vezes causa choque térmico e problemas de garganta ou mesmo musculares na região do pescoço. Assim, tanto homens como mulheres usam cachecóis e echarpes habitualmente.

No verão, também se usam echarpes, um hábito comum, principalmente, entre os jovens que vão para a Universidade de trem, pois a temperatura no trem é sempre congelante.

As echarpes e lenços são muito usadas também pelos homens italianos. É um acessório que dá estilo ao visual e permite combinações diversas e divertidas.

homem italiano usando echarpe

 

4. Usam bolsa

Homens de qualquer idade usam bolsa na Itália. As bolsas de homens são chamadas borselli e servem para carregar objetos pessoais: chave do carro, celulares, carteira, etc. Os mais estilosos usam bolsas grandes e coloridas.

Homem italiano usando bolsa

 

5. Beijam no rosto outros homens

Aqui na Itália os homens se beijam no rosto entre amigos, conhecidos e parentes. É incrível, mas os homens usam dar 2 beijos entre si muito mais do que as mulheres. O contato físico entre mulheres é muito mais frio que entre homens.

6. Fazem xixi sentados

Essa foi uma das curiosidades que mais me surpreendeu depois que comecei a morar na Itália. Depois que me casei descobri que em casa é muito comum os homens fazerem xixi sentados. Sinceramente, para a cultura brasileira é engraçado e causa espanto, mas para os italianos é muito normal.

homem italiano fazendo xixi sentado

 

7. Vivem com os pais 

A maioria dos homens italianos são considerados mammoni, ou seja, vivem com os país até muito tarde. A principal desculpa é que o custo de vida na Itália é muito caro, mas na prática os italianos são muito protegidos por suas mammas e não deixam a casa por comodismo. É muito normal homens de 40 anos, 50 anos solteirões viverem com os país.

 

Você poderia ser interessado também pelo artigo Diferenças culturais entre o Brasil e Itália: o uso de brincos em meninas na Itália.

7 thoughts on “7 curiosidades sobre os homens italianos

  1. Rochelle

    Amei a matéria! Parabéns!

  2. Sandra

    Adorei saber algumas curiosidades sobre os italianos. Excelente! !!!

  3. Nádia

    Parabéns! Adorei essas curiosidades, em breve irei conhecer pessoalmente os italianos in loco!!!

  4. Geisi

    Ótima matéria! Sempre bom conhecer hábitos de outros países!

  5. Susan

    Excelente matéria. …parabéns. …

  6. Beth

    Legal! Eu não me importaria com o negócio dos homens fazerem xixi sentados, eu até gostaria, kkkkk

  7. Erica

    A questão é: os italianos tomam iniciativa ou são sossegados demais? Se eles têm a fama de galanteadores, fazem jus a ela?

Escreva seu comentário